Tratamentos

  • Todos
  • AT Hospitalar
  • ATM
  • Implantes
  • Reabilitação Total
  • PRP
  • Estética
  • Clareamento
  • Cirurgia
  • Centro Cirúrgico
  • Prótese em 24h


AT Hospitalar

A mais de 30 anos trabalhando como Cirurgião Buco-Maxilo-Facial no Hospital Dona Balbina. A Odontologia Hospitalar é uma área ainda pouco estudada e explorada pelo cirurgião dentista, apesar de ser capaz de acrescentar uma dimensão estimulante a sua vida profissional, transformando-o em um membro efetivo da equipe de saúde da comunidade. Essa vertente de trabalho enfatiza a importância do entrosamento médico – odontológico na criação de uma equipe multidisciplinar e engloba, basicamente três possibilidades de atendimento:

  1. Pacientes com sérios problemas médicos que necessitam um tratamento odontológico;
  2. Pacientes internados;
  3. Pacientes com emergências odontológicas ou traumatismo facial que comumente procuram centros de emergência hospitalar;
  4. Crianças de difícil manejo;

Disfunção da ATM

Muitas pessoas padecem de “dor” de ouvido, de cabeça, do pescoço, de ATM, dores faciais, etc. Sabe-se atualmente, que a disfunção de ATM é a responsável por um bom número de dores citadas, que na verdade, são sintomas de uma disfunção e não o problema em si. Novos conhecimentos e novas técnicas tornaram possível aos dentistas diagnosticar e tratar desordens localizadas na ATM e MÚSCULOS. A ATM é mantida próxima ao crânio por intrincado sistema de músculos e ligamentos. É uma das articulações mais complexas de todo o corpo humano.

Diagnóstico do problema: Antes da prescrição de tratamento para males da ATM uma variedade de procedimentos são necessários: Anamnese (histórica clínica) Exame clínico – Exames complementares:

  1. Imagens (radiografias, ressonância magnética).
  2. EMG (eletromiografia).
  3. ENG (eletrognatografia).
  4. SonoPAK (análise de vibrações na ATM) Ultrassonografia, articuladores, outros.

Vários são os sintomas que decorrem da mal oclusão e do posicionamento inadequado da mandíbula, sendo os mais comuns: dor nos músculos mastigadores (principalmente músculo temporal que é relacionado a “dor de cabeça), dor na ATM (inflamação, desgaste dental, dor de dente, dor de “ouvido (na verdade à frente do ouvido, que é a localização da ATM) dores referidas, dificuldade de mastigar, ruídos nas ATMs (estalidos etc.).

Importância do tratamento: Males da ATM são progressivos. Quanto mais precocemente se tratar de uma desordem funcional, maior é a possibilidade de sucesso.

Modalidade de tratamento: Após a obtenção do diagnóstico da desordem da ATM (desordem temporomandibular), a equipe multidisciplinar (dentista, fisio e fono), poderá planejar o tratamento a ser executado. Fase inicial do tratamento. Eliminação dos sintomas dolorosos:

  • estabilizadora
  • reposicionadora
  • resiliente
  • rígida

Implantes

São implantes com uma nova geração, desenvolvidos na Suécia e introduzido a partir da década de 60, atualmente aceito pela comunidade científica internacional. São normalmente, parafusos de titânio introduzidos cirurgicamente nas áreas desdentadas e sobre eles são instalados dentes artificiais (próteses dentárias).

Sobre a cirurgia: Normalmente o procedimento dura entre 30 e 40 minutos. Os riscos são mínimos, a cirurgia é feita com anestesia local e comparado com outros procedimentos cirúrgicos odontológicos, o implante apresenta ser bem mais simples, podendo inclusive ser realizado em qualquer pessoa que esteja em boas condições de saúde, à partir da puberdade, não existindo limite de idade.

Estética: Normalmente a estética das próteses sobre implantes é muito satisfatória. Existe uma preocupação na restauração dos implantes, levando sempre em consideração a anatomia dos dentes naturais.

Sucesso do implante: A técnica de implantes Osseointegrado tem um índice de sucesso superior a 95%. Os 5% de fracasso da cirurgia são decorrentes de problemas como: infecção na cavidade oral, alcoolismo, tabagismo, diabetes descontrolada e distúrbios hormonais.

Onde realizar a cirurgia: A Clínica Odontodoc (centro de implantes e reabilitação oral), está apta a realizar os implantes Osseointegrados operando dentro das mais avançadas técnicas cirúrgicas.

Reabilitação Total

Os implantes com carga imediata surgiram com o intuito de suprir as necessidades dos pacientes desdentados parcial ou total. Implantes desenvolvidos com essa técnica se tornam uma alternativa para reabilitação com Osseointegrado, porém exigem uma criteriosa seleção dos pacientes e realização de todos os procedimentos necessários para implantodontia;

As vantagens de implantes com carga imediata incluem: um pequeno tempo de tratamento e a eliminação do estágio de provisória, bem como a diminuição do segundo tempo cirúrgico e proteção dos implantes adjacentes e daqueles que sofreram técnicas de expansão ou regeneração, situação em que uma prótese mucossuportada comprometeria o resultado.

PRP

Na Odontologia inexiste lugar para posições e opções radicais. O radicalismo, modismo e empirismo clinico devem ser banidos dos consultórios odontológicos. O plasma rico em plaquetas (PRP) não vai subverter a ordem ou subjugar outras técnicas reconstrutivas. O PRP é o primeiro degrau da longa escada que levará ao topo da regeneração do tecido. Ousarei vaticinar um prognostico profético: o PRP é presente, é a ante sala da engenharia tecidual. A utilização de sinais celulares constitui uma evolução na medicina deste novo século (células tronco, transplantes de órgãos, PRP e etc.) Daniela PRP – Maria Elizangela

Estética

Na última década, o desenvolvimento dos materiais restauradores adesivos e de técnicas mais conservadoras, associado a uma maior divulgação de produtos pela imprensa leiga, possibilitou ao paciente conhecer as mudanças possíveis de serem feitas na dinâmica de seu sorriso, tornando-o mais estético. Cada civilização desenvolve seu próprio conceito de estética, no entanto, é cada vez maior o número de pacientes, independentemente de origem social ou de poder aquisitivo, que procura clarear seus dentes, corrigir sua posição, fechar diastemas, trocar restaurações defeituosas e conseguir uma aparência mais agradável de seu sorriso através do trabalho odontológico estético. Em nossa clínica, através da tecnologia Accuam (micro câmera intra oral), realizamos o antes e o depois, para que os resultados venham a corresponder as expectativas do paciente.

Clareamento

O clareamento sempre foi colocado historicamente, dentro da visão tecnicista do dentista, como uma alternativa para resolver o escurecimento coronário pós endodontia. Na década de 90, a partir dos estudos de HAYWOOD & HEYMANN (1989), presenciamos uma reviravolta no enfoque, com a popularização do clareamento caseiro. Nosso entrave mercadológico, é que há pouco valor tecnológico agregado neste tipo de clareamento (moldeira plástica, uso caseiro...), é demorado e tem baixo poder de controle dos efeitos adversos. Além disso, pelo potencial econômico do clareamento a grande indústria de produtos de higiene passou a lançar kits de clareamento de uso pessoal, com bisnagas de gel e moldeiras vendidas em supermercados. Agora, com o surgimento do clareamento com Laser e Led’s estamos tendo a oportunidade de retornar a técnica de recromia estética dos dentes, agregando um grande valor tecnológico para os clientes (os novos aparelhos de luz emitida por laseres e led’s), com o diferencial de fator tempo (uma hora) e estabelecendo segurança ao processo, com controle de iatrogenia e efeitos colaterais. O clareamento dental é um passo inicial na análise e reprodução da estética do sorriso.

Cirurgia

A cirurgia Buco-Maxilo-Facial é uma especialidade odontológica que trata defeitos de nascença, doenças, traumatismos, mau crescimento craniofacial, deformidades e outros problemas que envolvem a região do osso hioide e do osso frontal, do tragus até a pirâmide nasal.

A cirurgia Traumatologia Buco-Maxilo-Facial pode ser realizada em ambulatórios ou consultórios quando a cirurgia é considerada de pequeno porte, tipo remoção de dentes inclusos, adaptações protéticas sob anestesia local ou em hospitais quando a cirurgia é considerada de maior risco, como remoção de grandes tumores, fraturas faciais, cirurgia ortognaticas, outras que necessitam de maiores cuidados e anestesia em geral.

A cirurgia também poderá ser realizada quando ocorrer deformidade facial consequente de doenças como câncer, aids, tuberculose e sífilis.

Dr. Antônio Fernando Gentil CRO28.223 – Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial. Membro efetivo: Sociedade Brasileira de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial. Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial.

Centro Cirúrgico

O centro cirúrgico é um lugar especial dentro de nossa clínica, convenientemente preparado segundo um conjunto de requisitos que o tornam apto a prática cirúrgica. É um setor da clínica onde se realizam intervenções cirúrgicas, visando atender a resolução de intercorrências, por meio da ação de uma equipe integrada. Nele são realizadas técnicas estéreis para garantir a segurança do cliente quanto ao controle de infecção. É uma área restrita, além de roupas apropriadas, deve ser usadas máscaras e gorros conforme normas da unidade e as técnicas assépticas devem ser utilizadas de maneira rigorosa, a fim de diminuir os riscos de infecção.

Nossa equipe é composta por cirurgiões, auxiliares, técnicos, fisioterapeuta, pessoas de limpeza, dedetização e tem como objetivos:

  • Proporcionar cuidados ao paciente;
  • Buscar a recuperação ou melhora do paciente por meio de uma intervenção cirúrgica;
  • Oferecer segurança e bem estar ao paciente.
  • Oferecemos atendimento com equipe de médicos anestesistas para procedimento cirurgicos de anestesia local e cedação.

Prótese em 24h

Revolucionando a odontologia digital, a Omnicam traz mais praticidade e comodidade no seu dia a dia. Sua Câmera, com design fino, torna o escaneamento mais fácil, intuitivo e ergonômico.

  • Imagens 3D precisas em cor natural;
  • Escaneamento simplificado e ergonômico;
  • Impressão sem pó;
  • Captura automática através de vídeo;